Dicas de Saúde

Porque Correr faz Bem!

Correr, assim como qualquer atividade física, faz bem para o nosso corpo e saúde. Veja alguns dos benefícios dessa atividade que qualquer um pode fazer:

DIMINUI O ESTRESSE
Seja na academia ou na rua, correr é uma forma de extravasar o estresse acumulado. Quando nos exercitamos, o nosso corpo libera endorfina, dopamina e serotonina, substâncias neurotransmissoras responsáveis pela sensação de felicidade, prazer e bem-estar. Além disso, o hábito de correr também aumenta sua auto estima e reduz sintomas de depressão e ansiedade, agindo como um ótimo estímulo para viver mais.

MELHORA A CIRCULAÇÃO DO SANGUE
Pessoas com hipertensão, diabetes, colesterol alto ou taquicardia, pessoas sedentárias ou acima do peso e pessoas com problemas cardíacos podem se beneficiar muito de uma corrida diária de alguns minutos. Por ser uma atividade aeróbica, a corrida melhora a capacidade cardíaca. O coração é um músculo que, como os demais, precisa de estímulo para se fortalecer e correr faz o órgão se esforçar mais para bombear sangue durante a atividade. É sempre importante, porém, consultar um cardiologista para receber as orientações para fazer a atividade.

CORPO MAIS FORTE e PREVENÇÃO DE DOENÇAS
Conforme mencionado acima, diversas doenças relacionadas ao sedentarismo e doenças cardiovasculares podem ser tratadas com uma rotina de corridas leves. A prática rotineira, inclusive, pode torná-lo(a) mais resistente a doenças simples como resfriados. Além disso, correr fortalece a musculatura e beneficia todo o organismo, deixando seus tendões e ligamentos mais flexíveis, melhorando o desempenho do coração e funcionamento dos sistemas imunológico e respiratório. Estudos afirmam também que o cérebro funciona melhor com atividades aeróbicas constantes. Tais benefícios, aliados à boa alimentação e períodos de descanso, influenciam positivamente em atividades mentais, como estudo e leitura.

É claro que apenas correr não basta. É necessário o acompanhamento de profissionais da área da saúde para potencializar esses benefícios citados. Para isto, contrate um PLANO DE SAÚDE com a gente. Nós temos as melhores condições e parceria com as principais operadoras. 

DICAS SAÚDE - O poder da meditação

A meditação é uma técnica milenar de autoconhecimento e que, nessa era agitada que vivemos, tem se tornado uma grande aliada das pessoas na busca de paz, silêncio e conexão consigo mesmo(a). Mas você sabia que ela traz diversos benefícios relacionados à saúde? Veja alguns deles:


AJUDA A COMBATER A ANSIEDADE
Estudos apontam que meditar durante 30 minutos todos os dias ajuda a aliviar sintomas da ansiedade, depressão e até dores crônicas. A ansiedade é um dos fatores de risco para doenças cardíacas e a meditação auxilia o corpo a retornar a seu estado normal de funcionamento no caso de uma crise, além de oferecer maior sensação de relaxamento e tranquilidade.


REDUZ O ESTRESSE
Vivemos em um mundo que gera um excesso de informações em pouco espaço de tempo. Doenças, problemas familiares, política, preocupação financeira e excesso de trabalho são algumas das coisas que podem nos levar ao estresse crônico, síndrome de burnout e/ou sensação de esgotamento. Uma rotina estressante libera altos níveis de hormônios, como adrenalina e cortisol que, quando produzidos em excesso, podem afetar o sistema imunológico, a respiração e a frequência cardíaca. A meditação, portanto, é uma alternativa para ajudar a regular as funções do corpo e uma maneira de ajustar a nossa percepção diante dos problemas.


MAIS QUALIDADE DO SONO
Noites mal dormidas, quando frequentes, geram cansaço, aumento de pressão arterial, estresse, entre outros problemas que podem enfraquecer nosso corpo. Meditar regularmente permite que você tenha mais facilidade para dormir, tendo uma noite de sono adequada e reparadora à saúde.


AJUDA A COMBATER A COMPULSÃO ALIMENTAR
A compulsão alimentar às vezes é consequência de ansiedade e estresse, com o alimento sendo uma válvula de escape emocional para lidar com ansiedade, tristeza e frustrações. O consumo exagerado de sal, gorduras saturadas e açúcar podem ocasionar os mais variados tipos de problemas de saúde. A prática da meditação, por sua vez, permite que você tenha um controle maior dos desejos, reduzindo impulsos. Desta maneira, aliada à uma alimentação balanceada e à prática de exercícios, a meditação tem impacto no emagrecimento e no ganho de massa muscular.

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Além disso, a prática da meditação tem baixo (ou nenhum) custo, podendo ser realizada a qualquer hora do dia, em qualquer lugar e por quanto tempo você tiver disponibilidade. A regularidade é o mais importante para criar este novo costume. É necessário também que, caso queira começar a meditar, que você procure ajuda de um especialista que possa orientá-lo.

COVID-19 - A importância da utilização de máscaras

Ao usar a máscara, além de se proteger contra a COVID-19 que pode estar circulando à sua volta, você impede a transmissão do vírus aos demais, caso esteja com a doença e ainda não saiba. Junto com os cuidados básicos de higiene e distanciamento/isolamento social recomendados pelas autoridades de saúde, a utilização desse equipamento protetivo não é apenas um cuidado pessoal, mas um compromisso com a saúde de todas as pessoas que nos cercam.

É importante ressaltar que a recomendação de evitar aglomerações ainda é recomendada por esta ser a principal medida no controle da doença. Caso seja inevitável a circução em lugares públicos ou ambientes de grande movimentação de pessoas, utilize máscaras que cubram totalmente a boca e o nariz, e que estejam alinhadas ao rosto (sem deixar espaçamento).

Nossa Corretora reforça: use máscaras e salve vidas!

DICAS SAÚDE - Alimentação saudável Como Começar

Uma alimentação saudável não é necessariamente uma dieta rigorosa ou privada de alimentos saborosos, como alguns dizem. É simplesmente uma alimentação que garante que seu organismo receba todos os nutrientes dos quais ele precisa. Para ser uma alimentação realmente saudável, é preciso pensar em variedade, equilíbrio, quantidade e na segurança dos alimentos que estão sendo ingeridos.

Abaixo listamos algumas dicas práticas para você começar a ter uma alimentação mais balanceada:

1. Compre menos comidas industrializadas: Tente deixar produtos congelados, doces, refrigerantes e outros itens industrializados um pouco de lado e invista em frutas e vegetais frescos, além de cereais integrais.

2. Beba água: A recomendação básica é beber 2 litros de água diariamente, pois assim o corpo fica mais tempo saciado, mantém-se hidratado, além de colaborar para a saúde da pele e dos cabelos. A água também melhora o funcionamento do intestino, entre diversos outros benefícios.

3. Coma integrais e gorduras boas: Frutas, vegetais, sementes e grãos são exemplos de alimentos integrais ricos em fibras, que são ótimos para o sistema digestivo e regulam os níveis de açúcar no sangue. Mas o que são gorduras boas? São aquele tipo de gordura que dão energia para o corpo e auxiliam na manutenção e funcionamento do coração, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. Você as encontra em óleos vegetais, peixes e abacate, por exemplo.

4. Reduza o consumo de sal e açúcar: É normal colocar um pouco mais de sal na comida, mas em excesso, o sódio causa retenção de líquido, inchaço e o aumento da pressão arterial, o que resulta em hipertensão e doenças cardiovasculares. Logo, comece a adotar os temperos naturais, como alho, cebola, orégano, salsa, curry, entre outros. O excesso de açúcar, por sua vez, aumenta o risco de desenvolvimento de algumas doenças, como a diabetes. Ele é encontrado em alimentos in natura, mas o costume de usá-lo na forma industrializada para adoçar alimentos e bebidas pode causar danos ao organismo.

5. Não pule refeições: É importante respeitar cada uma das refeições principais, juntamente com os pequenos lanches intermediários, pois essa é a melhor forma de manter o organismo sempre abastecido e evitar a compulsão na hora das refeições principais.

A última e principal dica é: COMECE AOS POUCOS. Não adianta mudar sua alimentação de uma hora para outra. Se você consome algum tipo de alimento em excesso, tente consumi-lo em menores quantidades a cada refeição. Tenha paciência com seu corpo e procure um médico especializado.

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A próstata é uma glândula do sistema genital masculino, localizada na frente do reto e embaixo da bexiga urinária. O câncer de próstata é um dos de maior prevalência no mundo e acomete principalmente homens acima dos 65 anos de idade. A idade elevado, histórico de casos da doença na família e obesidade são alguns dos fatores de risco para seu surgimento. Pessoas com a pele negra têm mais risco de serem acometidas pela doença.

Inicialmente, o câncer de próstata não provoca sintomas. Quando os sintomas aparecem, a doença pode já se encontrar em estado avançado. Os principais indicativos da doença são:

– Dificuldade de urinar
– Aumento na frequência da urina
– Sangue na urina ou no sêmen
– Disfunção erétil
– Dor em ossos do quadril, costas, coxas, ombros, entre outros
– Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés

Alguns tipos de câncer de próstata crescem lentamente. Em outros casos, é recomendado monitoramento conhecido como vigilância ativa. Ainda existem tipos mais agressivos que necessitam de radioterapia, cirurgia, terapia hormonal, quimioterapia ou outros tratamentos.

Por ser assintomático no início, é importante se informar e ir ao médico regularmente. Estudos recomendam que homens, a partir de 50 anos de idade, devem procurar um profissional especializado para avaliação individualizada. Aqueles mais suscetíveis à doença (descritos acima) devem começar essa avaliação aos 45 anos.

Lembre-se: O diagnóstico precoce pode salvar sua vida!

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